Além de uma comunidade intencional de base agroecológica, somos um espaço para estudo, capacitação, experimentação, vivência e divulgação de técnicas de cultivo agroflorestal, bioconstruções, saneamento ecológico e outras tecnologias sociais, aplicáveis tanto no campo quanto na cidade.

Passeio Ecopedagógico | Vivência Agroecológica | Sistemas Agroflorestais

Por meio do projeto Formigueiro Ecopedagógico funcionamos como um aparelho de educação complementar, apoiando Instituições de Ensino dos mais diversos níveis para promover a Educação ambiental. Cada visitante tem uma completa experiência para pensarmos e agirmos na direção de uma vida mais sustentável, em harmonia com o Meio ambiente e a Humanidade.

ESCOLARES

Da educação infantil ao ensino médio, abordamos a pauta socioambiental a partir das grandes áreas do conhecimento para fortalecer os processos de ensino-aprendizagem e os currículos escolares. Também capacitamos o corpo docente de escolas para tratar desses temas de forma inter e transdisciplinar

CoopErativas e Instituições

Esse modelo de visita é direcionado à empresas que buscam sensibilizar seus colaboradores sobre as pautas socioambientais. Também recebemos grupos de instituições públicas e Organizações da Sociedade Civil com interesse em treinamentos e capacitações agroecológicas.

ensINO superior

A educação ambiental também é indispensável para o ensino superior. Neste formato de visita, as instituições podem trazer alunos dos mais diversos cursos para uma aula completa sobre práticas sustentáveis associadas a sua estrutura curricular de forma mais aprofundada e complexa.

Livres

Aceitamos grupos com no mínimo 5 pessoas para um passeio pelo sítio demonstrando nossas técnicas e modo de vida abrangendo a educação ambiental de forma leve e descontraída. Este tipo de visita é mais flexível e os temas abordados emergem também durante o percurso.

Grandes temas ambientais que propomos soluções Agroecológicas:

  • Biodiversidade e ecossistemas;
  • Mudanças climáticas;
  • Solo, atividades humanas e contaminação;
  • Poluição sonora e atmosférica;
  • Produção e gestão de resíduos- reciclagem;
  • Água: consumo, armazenamento e destinação/reaproveitamento;
  • Agricultura Familiar;
  • Arquitetura sustentável;
  • Saneamento básico;
  • Soberania e Segurança Alimentar e nutricional;
  • Meio ambiente e cidadania;
  • Proteção ambiental: preservação, conservação, recuperação; degradação.
Eixos temáticos:

A partir da grande área do conhecimento das Ciências da Natureza, abordamos os sistemas de cultivo agroflorestais e todas suas implicações nos ecossistemas. Os visitantes terão contato com policultivos agroecológicos em sua forma mais plena. Uma aula completa sobre os ciclos da natureza, sucessão natural, fertilidade e composição física, química e biológica dos solos, clima e suas influências, fisiologia das plantas, micro e macro fauna e muito mais. Educadores poderão tratar de conteúdos de biologia e química a partir da realidade de um sítio que regenera o ecossistema.

Nosso esgoto, para onde vai? Não temos saneamento básico e isso não é um problema! Contamos com um biodigestor, o qual usamos esterco de vaca fresco para biodegradar nosso cocô e xixi, que ainda alimentam várias bananeiras. Outro tipo de saneamento ecológico do sítio é o vermifiltro Ali, as minhocas fazem todo o processo e ainda provêm húmus para as plantações. Processos biológicos e químicos são tratados em detalhes para além de sensibilizar o visitante, colaborar com uma educação crítica e reflexiva sobre um problema grave no Brasil.

Os visitantes irão aprender sobre todo o processo de elaboração das construções tradicionais de maior uso historicamente em nossa região, como a taipa. Outras técnicas de bioconstrução como o super adobe e tijolos ecológicos também são mostradas e a conversa se estabelece desde o planejamento e motivações, materiais utilizados, relações sociais que permitem o ato de construir em harmonia com o meio ambiente, aos benefícios e utilização no dia a dia. Muitas possibilidades de aprendizados nas áreas da matemática e física surgem para serem tratadas em sala de aula.

O que permite a construção e todo o impacto socioambiental positivo da Comunidade das Formigas é o trabalho coletivo. Cooperação e solidariedade são nossos valores e a partir deles, agimos. Noções de cooperativismo, associativismo, economia solidária, trabalho em mutirão fortalecem nosso grupo a cada dia e são os elementos fundamentais que abordamos em nossas visitas para mostrarmos ao mundo que é possível recuperar qualquer solo e nutri-lo a partir dos princípios da natureza, assim como a vida em sociedade.

A abelhas são importantíssimas para a polinização dos nossos frutos. Visitantes verão de perto nossas colmeias, de abelhas nativas sem-ferrão, e todo o funcionamento e composição delas.

Produzimos nosso adubo para nossa agrofloresta, com materiais coletados na região e resíduos do próprio sítio. Os visitantes aprenderão como é possível produzir em casa adubo de excelente qualidade. Estudantes poderão identificar em nosso Composto Orgânico inúmeros elementos da tabela periódica e como cada um afeta o crescimento das plantas.

Política Nacional de Educação Ambiental Lei 9795/1999

Cidadãos sensíveis e perceptivos a questões ambientais

o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social e a formação de valores, atitudes e habilidades que propiciam sua identificação e resolução

A interdisciplinaridade da Ecologia e Agroecologia

o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, políticos, sociais, econômicos, culturais entre outros.

O fortalecimento da cidadania pautada na sustentabilidade

Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania

Metodologia da visita

Recepção e introdução ao passeio

Aqui nos apresentamos aos visitantes, introduzimos nossos objetivos e um panorama geral de como é a visita. Informações importantes de segurança e conforto e direcionamentos gerais. Logo após, fazemos um lanche coletivo com frutas e sucos naturais.

Tour pelas instalações e plantações

Aula em caminhada pelo sítio visitando as bioconstruções, plantios agroflorestais, meliponário, instalações de saneamento ecológico, compostagem e produção de adubo, áreas de mata nativa e muito mais.

Reunião e atividade pedagógica

Para as crianças é o momento de por a mão na massa (de barro), agora eles irão fazer parte da construção de uma mini casa de Taipa! Para outras idades acontece uma roda de conversa e conclusão do assunto programático do passeio. Aqui cada visitante a oportunidade de compartilhar suas impressões, reflexões e dúvidas.

Duração da visita: 3 horas. Manhã das 8h às 11h. Tarde das 14h às 17h.

Agendamento com no mínimo 15 dias de antecedência.

Agende sua visita

Para ter uma maravilhosa aula sobre a vida natural e o viver futuro

Abra seus horizontes e venha mudar o mundo com a gente! 💚

Terra para todos!